band.com.br

Tamanho de fonte
Atualizado em sexta-feira, 18 de março de 2011 - 19h08

Dez alimentos que ajudam no combate à queda de cabelo

meses é o tempo médio para que o efeito da dieta seja percebido
As nozes contêm vitamina B, essencial para a proteção do cabelo / Foto: stock.xchng As nozes contêm vitamina B, essencial para a proteção do cabelo Foto: stock.xchng

Para quem duvida que seja dos carecas que elas gostam mais e se preocupa em manter os fios bem firmes na cabeça, a nutricionista Márcia Terra, membro da ADA (American Dietetic Association), indica dez alimentos que auxiliam no combate à queda de cabelo.

A especialista explica que a perda de fios acontece quando folículo capilar está preso ou tem muito sebo, o que pode ser evitado a partir do “consumo de alimentos que ajudem na circulação, no transporte de nutrientes, na manutenção da oleosidade e da estrutura do cabelo”.

Segundo a nutricionista, o cabelo é feito basicamente de proteína e para fortalecer o fio é necessário consumir fontes proteicas, como iogurte, frango, carne bovina sem gordura e soja.

Através da produção de melanina e queratina, alimentos que contêm vitamina B são essenciais para proteger o cabelo já fortalecido. Ela pode ser encontrada no espinafre, nas nozes e no leite.

Por fim, o consumo de água e de ferro deve auxiliar no transporte dos nutrientes para os fios. O ferro, que atua na produção de hemácias, responsáveis por transportar oxigênio para todo o corpo, está presente no ovo e em grãos como lentilha e feijão.

A nutricionista alerta que nenhum cosmético substitui uma boa alimentação na prevenção da queda. “Me deixe ver como seu cabelo está e te direi como está a sua nutrição”, comentou. Ela alerta ainda que é preciso ter paciência no tratamento. “O efeito é percebido em três meses, porque o cabelo não muda, ele começa a nascer forte.”

Cadastrando-se em nossa newsletter, você receberá diariamente em seu e-mail as últimas Notícias do Band.com.br
Aceito receber e-mails da Band e parceiros