Tamanho de fonte
Atualizado em quarta-feira, 13 de junho de 2012 - 19h06

Comer vegetais pode ajudar a parar de fumar

Pesquisa relaciona alimentos com diminuição do consumo de cigarro
Vegetais: aliados contra o tabaco / Shutterstock Vegetais: aliados contra o tabaco Shutterstock

Comer verduras, legumes e frutas pode ajudar os fumantes a largarem o vício e manter longe de uma recaída aqueles que já conseguiram deixar o cigarro, afirma um estudo da Universidade de Buffalo, nos EUA. As informações são do "Huffington Post". 

A pesquisa foi realizada com mil fumantes de 25 anos ou mais, que responderam um questionário sobre seus hábitos em relação ao cigarro e ao consumo de vegetais. Após 14 meses, eles voltaram a ser contatados pelos cientistas, que perguntaram quem não havia fumado no mês anterior.

Após compararem as respostas, os pesquisadores descobriram que aqueles que haviam consumido mais verduras e frutas disseram não ter fumado em número três vezes superior às outras pessoas que participaram do trabalho.

A pesquisa também achou uma conexão entre o consumo dos alimentos e o número de horas que alguém leva para fumar o primeiro cigarro, o número de cigarros consumidos diariamente e a dependência da nicotina.

Uma possível justificativa para os dados, afirmaram os pesquisadores, é a de que frutas e vegetais dão uma impressão maior de saciedade, então as pessoas não sentem tanta necessidade de fumar. Além disso, eles acreditam que este tipo de comida pode fazer com que o gosto do cigarro piore.